• Fernanda Nina

Você sabe o que é Terceirização Financeira? Saiba como ela pode auxiliar sua empresa

Se sua empresa possui uma gestão financeira deficiente, terceirizar essa área pode ser a melhor opção. Conheça o BPO Financeiro.



A gestão financeira de uma empresa vai muito além do pagamento de contas e do recebimento de clientes, e é essencial para garantir a continuidade da organização. Apesar disso, em pequenas e médias empresas, é comum ver essa função recebendo menos atenção do que merece. Se você, empreendedor, não possui uma equipe ou profissional dedicado às finanças do seu negócio, ou é o próprio responsável pela gestão financeira dele, conheça o BPO Financeiro, uma solução para melhorar seu controle financeiro.



O que é BPO Financeiro?


BPO é a sigla para Business Process Outsourcing - terceirização dos processos de negócios, na tradução literal. Consequentemente, BPO Financeiro é a terceirização dos processos financeiros. Com ele, a gestão financeira passa a ser responsabilidade de uma empresa especializada na área, possibilitando que a empresa contratante foque na sua atividade principal (core business), enquanto deixa a parte financeira para profissionais com expertise em gestão e finanças.

Além do controle das entradas e saídas do caixa, o BPO Financeiro engloba diversas atividades, como agendamento de pagamentos, conciliação bancária, emissão de notas fiscais e elaboração e análise de relatórios e indicadores que auxiliam na tomada de decisão e no planejamento financeiro da empresa.




Preciso de BPO Financeiro?


Algumas práticas e particularidades presentes nas empresas podem indicar que terceirizar a gestão financeira seja vantajoso para a entrega de melhores resultados. São eles:

  • Equipe reduzida e ausência de um profissional dedicado exclusivamente à área financeira: Nesses casos, as finanças acabam sendo deixadas de lado, tornando-se muito mais uma atividade realizada apenas para cumprir as obrigações com terceiros.

  • Gestão financeira sob responsabilidade de um dos sócios: Os sócios já possuem várias responsabilidades. Ao deixar a gestão financeira com uma das pessoas mais importantes da empresa, o andamento do negócio pode ser afetado, devido a sobrecarga de atividades e consequente falta de tempo.

  • Ausência de ferramentas para processos administrativos: Quando o controle financeiro é feito manualmente, há mais propensão ao erro e o processo se torna mais lento.

Empresas que têm esses perfis podem apresentar problemas no futuro, como descumprimento de leis, gastos extras com multas e juros por atrasos de pagamentos e controle financeiro deficiente, prejudicando seus resultados. Por isso, o BPO Financeiro é recomendado. Mas é importante ressaltar que a oferta de BPO não está restrita apenas a esses casos, então, se você acha que o serviço pode ser interessante para você, procure uma empresa especializada para conversar.



Quais as vantagens do BPO Financeiro?


As vantagens do BPO Financeiro estão relacionadas a diminuição de custos, melhoria de resultados, planejamento estratégico e segurança.

Ao contratar um serviço de BPO, deixa de haver a necessidade de contratação de funcionários para a área financeira, diminuindo os gastos referentes a obrigações trabalhistas com áreas não relacionadas à atividade fim da empresa. Além disso, gera uma melhoria nos processos operacionais da empresa, já que a equipe poderá se dedicar exclusivamente às suas atividades principais, garantindo melhores resultados.

O BPO Financeiro otimiza os processos, gerando um maior controle sobre os pagamentos e recebimentos e, consequentemente, diminuindo erros e inadimplências.

Através da geração e análise de relatórios e indicadores, o BPO permite uma avaliação do desempenho da empresa tanto no período presente quanto no futuro, possibilitando um planejamento estratégico que muitas vezes não é feito por pequenas e médias empresas que realizam suas próprias gestões financeiras.


Para um negócio prosperar, é importante focar no seu core business, mas não se pode esquecer de outros fatores como sua gestão financeira. Sendo assim, o BPO Financeiro é um serviço vantajoso para auxiliar no controle e planejamento financeiros.

A MO Contábil oferece o serviço de BPO Financeiro com profissionais qualificados para cuidar da saúde financeira da sua empresa. Caso tenha interesse, entre em contato conosco.


#MOContábil #BPOFinanceiro #GestãoFinanceira

31 visualizações0 comentário