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Instruções: Como enviar a Movimentação Contábil?

O envio correto dos documentos de sua empresa é de fundamental importância para a apuração dos resultados da sua empresa. É função do contador apurar as documentações enviadas de acordo com a legislação vigente e as normas brasileiras e os padrões internacionais da contabilidade.

O que preciso enviar a minha contabilidade?

É necessário o envio de toda documentação referente ao fluxo financeiro de sua empresa, que corresponde:

  • Extrato Bancário: separe as contas da empresa de sua pessoa física. Solicitamos os extratos bancários nos formatos .OFX e em PDF ou Excel de cada conta corrente da empresa. Para entender mais como gerar os formatos, clique aqui.

  • Comprovante de cada transação ocorrida: a empresa deve anexar/armazenar o comprovante de cada transação financeira, seja o recibo assinado, seja boleto, comprovante bancário, etc. O documento que comprova a natureza da operação realizada também, por exemplo a Nota Fiscal, contrato, fatura, etc.

Esse processo é conhecido como conciliação bancária, que consiste na organização de documentos financeiros para entregar ao departamento contábil, sem pendências de classificação, identificação ou comprovação.

Lista dos documentos que preciso enviar

  • Extrato consolidado de aplicações financeiras e cartão de crédito;

  • Para recebimentos via depósito em conta corrente ▻ anexar documento fiscal de origem – nota fiscal ou recibo para autônomos;

  • Recebimento via desconto de duplicatas ▻ anexar o extrato bancário da carteira de desconto, cobrança simples ou vinculada, identificando o cliente e o vencimento de cada título operado nesse montante – de duplicatas a receber;

  • Notas fiscais de serviços tomados (quando você contrata serviços de outras empresas) ▻ enviar a nota fiscal de outros municípios;

  • Contas de água, telefone, internet ▻ é preferível que estejam em nome da empresa. NUNCA devem estar em nome dos proprietários da empresa ou do imóvel;

  • Aluguel ▻ enviar recibo de pagamento ou documento de comprovação;

  • Em caso de contratação de seguro, empréstimos, financiamentos, consórcios ▻ enviar uma cópia da documentação do contrato e apólice;

  • Ao comprar ou vender ativos imobilizados (imóveis, veículos, máquinas, equipamentos, etc.) ▻ encaminhar nota fiscal e respectivos comprovantes de compra e venda;

  • Atenção as despesas externas (com funcionários trabalhando em outras localidades) ▻ necessário que apresentem as notas fiscais correspondentes e a elaboração de Relatório de Despesas de Viagem.  

  • Os impostos e taxas pagos devem ser comprovados pelas guias originais e autenticações bancárias correspondentes;

  • É interessante também manter uma posição gerencial das contas a receber, contas a pagar, vencidos e a vencer finalizado no último dia de cada mês;

  • Caso trabalhe com estoques, será necessário discriminar o nome do produto, a quantidade de saldo, a unidade de medida, e o valor total. Nesse caso, o valor total é o custo de aquisição, menos o valor dos impostos que a empresa teve direito a crédito. Não pode ser usado o valor de venda para precificar o estoque. Empresas que controlam estoque em sistema, deverão configurar o custo para que os valores de estoque sejam apurados por Custo Médio, ou PEPS.

Com qual frequência preciso enviar os documentos?

1
Mês Atual
30
Mês seguinte
5
  • A documentação do mês preferencialmente poderá ser entregue até o 5º dia útil do mês seguinte;

  • Pedimos que sejam enviados em arquivos digitais ou físicos.

Importante: Princípio da Entidade

Pessoa Física
Pessoa Jurídica
SEPARE AS CONTAS DE SUA PESSOA FÍSICA E JURÍDICA
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As receitas e despesas de sua pessoa física devem ser separadas de sua empresa. 
Isso se deve ao princípio da entidade, que diz que o patrimônio de uma empresa
 deve ser separado dos sócios donos da mesma.

 

Isso evitará problemas fiscais, legais e dores de cabeça no futuro.

Caso precise de ajuda, entre em contato conosco.

Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso Time Contábil através do e-mail contabilidade@mocontabil.com.br ou pelo telefone (11) 3209 8933.

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