Instruções: Como enviar a Movimentação Contábil?
O envio correto dos documentos de sua empresa é de fundamental importância para a apuração dos resultados da sua empresa. É função do contador apurar as documentações enviadas de acordo com a legislação vigente e as normas brasileiras e os padrões internacionais da contabilidade.
O que preciso enviar a minha contabilidade?
É necessário o envio de toda documentação referente ao fluxo financeiro de sua empresa, que corresponde:
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Extrato Bancário: separe as contas da empresa de sua pessoa física. Solicitamos os extratos bancários nos formatos .OFX e em PDF ou Excel de cada conta corrente da empresa. Para entender mais como gerar os formatos, clique aqui.
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Comprovante de cada transação ocorrida: a empresa deve anexar/armazenar o comprovante de cada transação financeira, seja o recibo assinado, seja boleto, comprovante bancário, etc. O documento que comprova a natureza da operação realizada também, por exemplo a Nota Fiscal, contrato, fatura, etc.
Esse processo é conhecido como conciliação bancária, que consiste na organização de documentos financeiros para entregar ao departamento contábil, sem pendências de classificação, identificação ou comprovação.
Lista dos documentos que preciso enviar
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Extrato consolidado de aplicações financeiras e cartão de crédito;
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Para recebimentos via depósito em conta corrente ▻ anexar documento fiscal de origem – nota fiscal ou recibo para autônomos;
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Recebimento via desconto de duplicatas ▻ anexar o extrato bancário da carteira de desconto, cobrança simples ou vinculada, identificando o cliente e o vencimento de cada título operado nesse montante – de duplicatas a receber;
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Notas fiscais de serviços tomados (quando você contrata serviços de outras empresas) ▻ enviar a nota fiscal de outros municípios;
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Contas de água, telefone, internet ▻ é preferível que estejam em nome da empresa. NUNCA devem estar em nome dos proprietários da empresa ou do imóvel;
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Aluguel ▻ enviar recibo de pagamento ou documento de comprovação;
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Em caso de contratação de seguro, empréstimos, financiamentos, consórcios ▻ enviar uma cópia da documentação do contrato e apólice;
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Ao comprar ou vender ativos imobilizados (imóveis, veículos, máquinas, equipamentos, etc.) ▻ encaminhar nota fiscal e respectivos comprovantes de compra e venda;
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Atenção as despesas externas (com funcionários trabalhando em outras localidades) ▻ necessário que apresentem as notas fiscais correspondentes e a elaboração de Relatório de Despesas de Viagem.
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Os impostos e taxas pagos devem ser comprovados pelas guias originais e autenticações bancárias correspondentes;
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É interessante também manter uma posição gerencial das contas a receber, contas a pagar, vencidos e a vencer finalizado no último dia de cada mês;
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Caso trabalhe com estoques, será necessário discriminar o nome do produto, a quantidade de saldo, a unidade de medida, e o valor total. Nesse caso, o valor total é o custo de aquisição, menos o valor dos impostos que a empresa teve direito a crédito. Não pode ser usado o valor de venda para precificar o estoque. Empresas que controlam estoque em sistema, deverão configurar o custo para que os valores de estoque sejam apurados por Custo Médio, ou PEPS.
Com qual frequência preciso enviar os documentos?
1
Mês Atual
30
Mês seguinte
5
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A documentação do mês preferencialmente poderá ser entregue até o 5º dia útil do mês seguinte;
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Pedimos que sejam enviados em arquivos digitais ou físicos.
Importante: Princípio da Entidade
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
SEPARE AS CONTAS DE SUA PESSOA FÍSICA E JURÍDICA
As receitas e despesas de sua pessoa física devem ser separadas de sua empresa.
Isso se deve ao princípio da entidade, que diz que o patrimônio de uma empresa
deve ser separado dos sócios donos da mesma.
Isso evitará problemas fiscais, legais e dores de cabeça no futuro.
Caso precise de ajuda, entre em contato conosco.
Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso Time Contábil através do e-mail contabilidade@mocontabil.com.br ou pelo telefone (11) 3209 8933.