• Fernanda Nina

Contabilidade em Dia: O que preciso enviar para minha contabilidade e por quê?

Atualizado: Set 14

Manter a Contabilidade em dia é um desafio para contadores e empresas. Saiba quais documentos enviar e as razões no artigo abaixo.




A Contabilidade possui papel fundamental em uma empresa, seja ela grande ou pequena. Essa área pode ser realizado tanto por um departamento dentro da própria empresa, quanto através de escritórios de contabilidade terceirizados. Independente da forma como a Contabilidade é feita, todas visam os mesmos objetivos:

  • avaliar a saúde financeira do negócio;

  • proporcionar aos gestores informações necessárias para a tomada de decisão;

  • e manter a empresa em dia em relação às obrigações legais.

Para atingir tais objetivos, o contador responsável necessita das informações geradas pela empresa, que devem ser fornecidas periodicamente, a fim de cumprir com os prazos legais e possibilitar a consulta imediata de documentos e demonstrativos contábeis sempre atualizados.


Dentre os principais demonstrativos contábeis são o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício. O primeiro é uma demonstração estática que fornece informações relacionadas a situação financeira e patrimonial da entidade. Já o segundo, também chamado de DRE, detalha as contas de receitas e despesas da empresa, gerando o resultado do período a ser apresentado.


É importante ressaltar também que, somente com a apresentação das demonstrações contábeis, torna-se possível a distribuição de lucros entre os sócios de acordo com o resultado da empresa. Tal distribuição, atualmente, é isenta de impostos.

Documentos e Informações

Voltando à movimentação contábil, dentre os principais documentos necessários para que a Contabilidade cumpra seu papel, podemos citar extratos bancários, comprovantes de pagamento e notas e cupons fiscais emitidos e recebidos. Neste artigo, falaremos um pouco sobre eles e o porquê de serem tão importantes.

1. Extrato Bancário

O extrato bancário dá acesso a diversas informações necessárias à Contabilidade. Observando os recebimentos e pagamentos, por exemplo, é possível conciliar as notas fiscais emitidas pela empresa com os valores recebidos em banco, assim como as notas de compras com seus respectivos pagamentos. Além disso, com o extrato pode-se acompanhar as receitas e despesas financeiras da empresa, como os rendimentos de aplicações financeiras e os pagamentos de tarifas bancárias e taxas de empréstimos.


Para a realização da conciliação bancária, processo muito importante para que se possa fazer o fechamento mensal e essencial para um controle financeiro eficaz, o extrato bancário é indispensável e, por isso, deve ser enviado mensalmente ao contador.


Temos soluções disponíveis para nossos clientes que facilitam o envio da movimentação. Consulte nossa equipe para saber como.

2. Comprovantes de pagamento

Os comprovantes de pagamento são essenciais para que o contador possa dar baixa nos gastos da empresa, sejam elas referentes a despesas administrativas, como contas de água, energia e telefone, a obrigações e encargos trabalhistas, como salários, benefícios, férias, INSS e FGTS, a contratação de serviços autônomos, etc.


Tendo em mente que as despesas impactam o resultado do período, fica fácil concluir que esses documentos são de extrema importância para a Contabilidade para a realização do fechamento mensal.

3. Notas e cupons fiscais emitidos e recebidos

As notas fiscais emitidas fornecem informações referentes ao faturamento, enquanto as recebidas comprovam as compras efetuadas.


Além da necessidade de serem contabilizadas, as notas fiscais fornecem informações valiosas como dados dos fornecedores (ou dos clientes) e impostos. Sobre este último, assim como todas as obrigações, o pagamento de impostos possui prazo de vencimento. Dessa forma, para evitar atrasos na emissão das guias de impostos e consequente acréscimo de multa e juros, é importante que essa documentação seja enviada dentro da periodicidade estipulada pelo seu contador.


4. Periodicidade do Envio

O envio das movimentações contábeis deve ser feito no mínimo mensalmente. Dessa forma, é possível entregar as informações de maneira tempestiva. Com isso, o fechamento mensal pode ser feito de maneira correta, a conciliação contábil é realizada de forma mais fácil e organizada e há um controle mais eficiente das obrigações fiscais e para com terceiros. Todos esses pontos, claro, facilitam a vida do contador, mas a principal beneficiada é a sua empresa.


Como enviar a movimentação para a Contabilidade de maneira mais fácil?

A MO Contábil tem soluções diferenciadas que facilitam a vida de seus clientes. Trabalhamos com integrações com os principais sistemas de controle financeiro, ERPs e planilhas.


Para saber mais, acesse www.mocontabil.com.br.


#Contabilidade #MovimentaçãoContabil

CONTATOS

Rua Dr. Siqueira Campos, 155 -  Liberdade - São Paulo - SP - CEP 01509-020

+55 11 3209 8933 

SIGA-NOS
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
whatsapp.png

© 2020 Por On Web Design - Todos os direitos reservados. Reprodução proibida.