top of page
  • Foto do escritorLuciana Jerviniack

Como mudar de contador?

Atualizado: 3 de set. de 2018

Sob o ponto de vista técnico, legal ou tecnológico pode ser que seu contador já não atenda mais as suas necessidades e de seu negócio. Chegou a hora de trocar de contador?


MO Contábil - Como Trocar de Contabilidade?
Chegou a hora de trocar de contador?

Há alguns anos você estava começando o seu novo negócio e procurou um contador para abrir sua empresa. Naquele momento, a escolha de um profissional contábil deu-se exclusivamente pelo valor cobrado a mensalidade ou por alguma indicação de amigo ou de um familiar.


Com o passar do tempo você foi ficando descontente com o trabalho realizado pelo seu profissional contábil. Percebeu que as entregas eram foram do prazo, era difícil entrar em contato e as solicitações demoravam para serem entregues.


A capacidade técnica do profissional também era motivo de questionamentos. Profissionais com pouco tempo de mercado ou de formação duvidosa podem criar barreiras para o crescimento de seu negócio. A escolha do regime de tributação mais adequado pode garantir margens de lucro até 50% maiores. O contador precisa ter um papel estratégico, ser o protagonista e não coadjuvante.


A tecnologia também pode ser uma das responsáveis para que você esteja pensando em mudar de contabilidade. Um bom exemplo disso é o envio de documentos, que antes era feito por motoboys e malotes via correio, mas que hoje pode ser realizado exclusivamente por plataformas digitais. Outro exemplo pode ser os próprios canais de comunicação com sua contabilidade. Por que não trocar o telefone por um WhatsApp, por exemplo?


Como mudar de contador?

Antes de mais nada, leia atentamente o Contrato de Prestação de Serviços assinado no momento da contratação e se atente quanto a multas por rescisões antecipadas. Feito isso, formalize junto ao seu contador o cancelamento e veja o prazo que ele irá pedir para transferir todos os documentos ao novo contador.


Em alguns casos, os contadores se utilizam de um termo de responsabilidade técnica para transferir a responsabilidade de sua empresa diante as obrigações e passivos. O antigo contador deve fazer uma rescisão contratual ou distrato para que assim termine suas obrigações diante sua empresa.


Quais documentos solicitar?

Você precisará solicitar ao seu antigo contador os seguintes documentos:

  • Contrato Social junto a última alteração;

  • Código e senha de acesso ao e-CAC. (caso a empresa for do Simples Nacional) que pode ser gerado clicando aqui;

  • Documentos dos sócios (RG, CPF, Comprovante de Residência);

  • Balanço patrimonial do exercício anterior (ano anterior)*;

  • DRE (demonstração do resultado do exercício anterior)*;

  • Balancete do último mês*;

  • Livro diário*;

  • Arquivo A1 ou A3 do Certificado Digital válido;

  • Holerites, Termo de Rescisão e Recibo de férias (se tiver funcionários).

* Contador anterior tem prazo de 60 dias para entregar estes documentos, de acordo com a Resolução CFC Nº 1.457 de 11/12/2013.

Mudar de contador pode fazer com que seu negócio ganhe mais produtividade e eficiência, além de melhorar seu controle financeiro e gestão patrimonial.

Quer conhecer uma nova contabilidade? Entre em contato conosco.


Clique aqui para saber mais.


63 visualizações0 comentário
bottom of page