top of page
  • Foto do escritorLuciana Jerviniack

Você sabe o que é e-Social e como ele impacta sua empresa?

Apesar do receio de empresários e profissionais trabalhistas, o e-Social irá simplificar o dia a dia e trazer inúmeros benefícios. Confira!

MO Contábil - O eSocial e seus desafios
O que é o e-Social e quais são seus reais desafios?

A rotina dos profissionais de departamento pessoal/recursos humanos passa por inúmeras rotinas, envolvendo cálculo de folha de pagamento, rescisões, admissões, exames médicos, controle de faltas e ponto, férias, pagamento de guias de impostos e inúmeras outras obrigações da burocracia brasileira.


Ufa! Além de tudo isso, profissionais da área tem de ser bem organizados e atentos a prazos, e se entender com diversos órgãos governamentais, como a Caixa Econômica Federal, Receita Federal e Previdência Social. A forma de envio pode ser feita tanto online quanto offline. Resumindo, uma verdadeira bagunça que faz parte do dia a dia das empresas.


A grande mudança veio a partir de 2014, onde o decreto 8373 estabeleceu a criação do e-Social, que é um sistema de escrituração digital que sintetiza as informações trabalhistas em um único portal. O objetivo central é tornar o ambiente de negócios brasileiro mais simples e competitivo.


O e-Social substituiu até 15 formas de prestação de informações ao Governo em um único informe. De maneira simplificada podemos dizer que os dados e informativos referentes a CAGEG, GFIP, RAIS, FGTS, CAT, PPP, GPS, entre outros irão "acabar".


Após várias prorrogações, o e-Social teve seu início em janeiro de 2018 para empresas com faturamento anual maior de 78 milhões. Para as demais empresas, a adesão foi no decorrer deste mesmo ano. Há um forte aspecto cultural na rotina de trabalho das empresas e também na mudança de processos. Um dos pontos-chave do e-Social é a necessidade de que todas as informações deverão ser enviadas em tempo real, sendo validadas por um número de protocolo.


Informações como dados cadastrais de funcionários, datas exatas de admissão e demissão ou até mesmo os exames médicos não serão aceitos se não estiverem em conformidade.


Será de fundamental importância muita organização por parte da empresa e de seus escritórios de contabilidade.

Para os empresários, centralizar as informações pode gerar mais agilidade na prestação de contas aos órgãos públicos. Já para o Governo Federal, o e-Social vem sendo considerado como fundamental para dar mais autonomia e aumentar a fiscalização, permitindo também que sejam criadas futuramente mais vantagens e possivelmente flexibilização para os empregadores.


O e-Social surge na tendência de substituição de informação física por digital e advento de ferramentas tecnológicas. Investir em capacitação de funcionários e otimizar os processos será fundamental para essa nova fase.


Caso tenha dúvidas sobre o eSocial ou queira conhecer mais sobre o nosso serviço de departamento pessoal, entre em contato conosco através deste link.


21 visualizações0 comentário
bottom of page