top of page
  • Foto do escritorLuciana Jerviniack

A sua empresa é do Simples Nacional? Está preparado para emitir a NF-e?

A partir de 01 de outubro de 2018, todas as empresas do Simples Nacional no Estado de São Paulo estão obrigadas a emitir a NF-e.

MO Contábil - NF-e obrigatório para Simples Nacional
Você está preparado para emitir a NF-e?

A sua empresa está enquadrada no Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte? Ou melhor, a sua empresa está enquadrada no Simples Nacional?


Caso queira saber mais sobre os diferentes regimes de tributação das empresas, clique aqui.


A partir de 01 de outubro de 2018, todas as empresas optantes pelo Simples Nacional do Estado de São Paulo terão de emitir as notas fiscais apenas de maneira digital. Ou seja, nada mais de notas emitidas em papel.


Essa medida está em acordo com as novas iniciativas de digitalização de processos implementadas pela União, Estados e Municípios. Até o mês de maio de 2018, a obrigação em se emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) no Estado de São Paulo era exclusiva a empresas que realizam operações em outros Estados, empresas que realizam comércio exterior ou que operam junto à Administração Pública. Existiam ainda uma outra série de atividades que as empresas tinham a obrigação na emissão de NF-e. Caso queira saber mais sobre as NF-e, clique aqui.


Essa medida tornará a vida de Fisco e empresário mais fáceis. Para o Fisco, o aumento na confiabilidade das informações com a NF-e permitirá maior controle fiscal e diminuição da sonegação. Para o empresário, a digitalização trás economias em impressão, custo com papel e maior controle da armazenagem.


Vale lembrar que para emitir uma Nota Fiscal Eletrônica será necessário um certificado digital. Um certificado digital é um documento emitido por uma Autoridade Certificadora credenciada pela ICP-Brasil feito pelos responsáveis legais da empresa. Também será necessário um credenciamento junto a Secretaria da Fazenda de SP (Sefaz) e um emissor de NF-e.


O emissor de NF-e pode ser pago ou gratuito. O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de São Paulo firmou uma parceria com o Sefaz para oferecer um emissor gratuito de NF-e. Este modelo é mais indicado a aqueles que tem um baixo volume de notas. No entanto, o mais indicado é um emissor integrado ao sistema de gestão da empresa para que traga maior produtividade e economia de tempo ao empresário. Saiba mais como um software de gestão pode trazer mais economia para sua empresa.


Caso queira saber mais sobre nossos serviços fiscais e como nossas ferramentas podem ajudar o dia a dia de sua empresa, entre em contato conosco.

29 visualizações0 comentário
bottom of page