top of page
  • Foto do escritorLuciana Jerviniack

Como abrir uma empresa grátis?

Atualizado: 24 de set. de 2018

Você sabia que é possível abrir uma empresa gratuitamente? No entanto, os sábios já diziam que "quando a esmola é demais, o santo desconfia".


Como abrir uma empresa grátis? - MO Contábil
É possível mesmo abrir uma empresa grátis?

Gostaríamos que antes de ler este artigo você fizesse uma rápida busca em uma Plataforma de Pesquisa com a seguinte frase: "abrir empresa online" ou "abrir empresa grátis". Inúmeros links irão aparecer, inclusive os tão famosos "anúncios patrocinados", que atraem o empreendedor com frases de impacto do tipo: "Abrimos sua empresa grátis em 24h" ou "Aqui é grátis para abrir uma empresa".


O grande problema é que há um famoso asterisco (*) ou as letras miúdas de rodapé, que não aparecem nesses anúncios e levam o futuro dono de uma empresa a despesas muitas vezes maiores do que o planejado. Além do custo financeiro, o futuro proprietário de um negócio tem a despesa do tempo, aliado precioso que pode se tornar um vilão caso não utilizado corretamente.


Além dos custos financeiros, o futuro proprietário de um negócio tem a despesa do tempo, aliado precioso que pode se tornar um vilão caso não utilizado corretamente.

Como abrir uma empresa de graça?

Agora vamos te dizer uma verdade: não existe a possibilidade de você abrir uma empresa de maneira 100% gratuita. Existem taxas obrigatórias, como por exemplo da Junta Comercial, e disso não tem como fugir.


O serviço de abertura é oferecido pelos escritórios de contabilidade cobrando as taxas de abertura e oferecendo descontos nas mensalidades mediante a um contrato de fidelização. Uma outra prática comum é que o escritório cobre uma taxa baixíssima para abrir a empresa, uma prática muito comum nas contabilidades online. No entanto, nestes casos você terá de protocolar um registro na Junta Comercial, autorizações na Prefeitura, conseguir a Inscrição Estadual, Alvarás de Funcionamento, Licenças em órgãos de regulação de seu Estado ou Município. O que a contabilidade irá fazer é auxiliá-lo na preparação dos documentos e mostrar os endereços de onde você terá de ir e o que precisa levar. O resto do serviço terá de ser feito por você ou por seus representantes legais devidamente munidos de procuração, e todo o controle, idas e vindas a órgãos públicos e acompanhamentos ficam por sua conta. Haja tempo!


Independentemente de abrir uma empresa com um escritório físico ou uma contabilidade online, você terá despesas junto aos órgãos governamentais para conseguir os protocolos, obter as autorizações e os alvarás. As taxas dependerão do tipo de tributação e qual a atividade fim da empresa e desse valor você não terá como fugir. Saiba mais sobre os custos de abrir uma empresa no final do artigo.


Como escolher uma contabilidade para abrir minha empresa?

A decisão em escolher uma empresa de contabilidade não deve considerar apenas preço, mas conhecimento e expertise dos profissionais contábeis que irão te atender. Esse ponto é de extrema importância, pois acontecem casos em que escolhas equivocadas no passado prejudicam o crescimento das empresas, principalmente do ponto de vista tributário.


Após contratar uma empresa de contabilidade, o contador responsável irá auxiliá-lo em decisões estratégicas. Na abertura da empresa, será necessário que você se enquadre no regimes de tributação e cadastro de atividades mais adequados ao seu momento. No seu dia a dia, acompanhar balanços patrimoniais, demonstrações de resultado de exercício e balancetes junto ao seu contador fará com que sua visão sobre a sua empresa seja muito mais ampla, permitindo a tomada de decisões de maneira mais assertiva e maior controle financeiro.


Na MO Contábil analisamos o seu negócio e te colocamos em contato com nossos contadores experientes, que te ajudam a fazer o seu negócio crescer. Nosso serviço começa com valores acessíveis que geram economia e trazem segurança.


Clique aqui e conheça mais nossos serviços.


47 visualizações0 comentário
bottom of page