top of page
  • Foto do escritorCarlos Martins

Notas fiscais: por que, como e quando devo emitir?

As notas fiscais tem como objetivo registrar a operação de transferência de uma propriedade, seja bem ou serviço, para fins de recolhimento de impostos e fiscalização. Por que, como e quando devo emiti-las?

MO Contábil - Por que, como e quando devo emitir notas fiscais
A emissão de notas fiscais gera inúmeras dúvidas na cabeça do empreendedor

Toda pessoa que tem um negócio deve emitir notas fiscais para arcar com seus impostos corretamente. Dessa forma, evita problemas fiscais e tributários. Entretanto, o empresário brasileiro tem inúmeras dúvidas a respeito do momento que deve emitir, o tipo de nota e até mesmo a maneira correta para a emissão. Se você é pessoa física, saiba que você também pode emitir notas fiscais, saiba como clicando aqui.


É papel do profissional contábil entender o sistema tributário brasileiro, esclarecê-lo para seus clientes e encontrar a maneira que melhor gere benefícios para a sua empresa.


A nota fiscal deve ser emitida sempre que há uma venda ou uma prestação de serviço por parte de sua empresa a uma pessoa física ou jurídica. Para você, a nota fiscal servirá como um registro da receita obtida com a transação e apuração de impostos. Para o cliente, ela servirá como um registro da compra, podendo obter créditos, deduções, escriturar e usar de garantias futuras.


Dependendo da atividade econômica da empresa, diferentes tipos de notas fiscais devem ser apresentadas. Antes porém, precisamos entender o que é a nota fiscal eletrônica (NF-e).


O que é Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)?

A nota fiscal eletrônica (NF-e) surgiu no Brasil em 2006/07 fazendo parte do projeto SPED, Sistema Público de Escrituração Digital, do governo federal. O projeto teve como objetivo facilitar que os contribuintes tenham acesso às obrigações e informações fiscais e contábeis, permitindo através da tecnologia a redução de custos, minimização da sonegação e padronização das informações.

No caso da NF-e, um modelo único fora adotado (hoje em sua versão 4.0) para que a circulação de mercadorias e serviços fosse padronizada. A ferramenta reduziu e muito a burocracia e a quantidade de papéis que tanto as empresas como os escritórios de contabilidade eram obrigados a lidar.


Existem tipos de Nota Fiscal?

Sim, existem vários tipos de nota fiscal (na realidade modelos) e você utilizará aquele que se adéqua a sua atividade econômica. As mais conhecidas são a nota fiscal de produto (NF-e) e a nota fiscal de serviço (NFS-e). No entanto, existem também a NFC-e, o CT-e e o SAT ECF. Escrevemos um artigo apenas com os tipos de notas fiscais, explicando em detalhes cada um deles. Clique aqui para conferir.


Maneiras de emitir uma Nota Fiscal?

Após conhecer qual o tipo de nota fiscal na sua empresa e prestar a venda ou serviço, é necessário emitir a NF-e para seu cliente. Para isso, você precisará verificar qual o cadastro fiscal de sua empresa junto aos órgãos governamentais (seu contador pode te ajudar, atenção para MEIs já que o processo é diferente), ter um certificado digital, se credenciar na Secretaria da Fazenda junto à prefeitura da sua cidade e ter um emissor de notas fiscais. Há emissores gratuitos e pagos no mercado. Dependendo do volume de notas, um ou outro será o mais indicado. Saiba mais clicando aqui.


Quer tirar dúvidas ou saber como você pode otimizar ainda mais seu tempo com a emissão de notas fiscais? Entre em contato conosco.


42 visualizações0 comentário
bottom of page