top of page
  • Foto do escritorCarlos Martins

Preciso de um contador para abrir uma startup?

Atualizado: 1 de ago. de 2018

Será que você realmente precisa de um contador neste momento de seu negócio?

MO Contábil - Preciso de um escritório de contabilidade para minha startup?
Preciso de um escritório de contabilidade para minha startup?

A situação se repete em mesas de bar e diversos lares brasileiros: "tenho uma ideia e gostaria de colocá-la em prática o mais rápido possível. O meu modelo de negócios é inovador e pode se tornar repetível e escalável em um curto espaço de tempo. Apesar disso, tem um grau de incerteza bastante grande e preciso ter cuidado quanto a meus concorrentes".


A partir daí, começam uma série de dúvidas na cabeça de todo empreendedor ou dono de uma startup: Como abro uma empresa? Preciso mesmo de um contador? Quais impostos terei de pagar?


Seremos bem sinceros quanto as respostas para essas perguntas. Você não precisa ter um contador e quanto aos impostos, você encontrará na internet guias de quais deles uma empresa em determinado regime de tributação deve pagar. Está tudo lá explicado, nos mínimos detalhes.


E é neste momento você deve estar se questionando: se não preciso de um contador para minha startup, por quais razões vocês ainda oferecem este serviço e em que momento eu realmente precisarei?


A resposta para essas perguntas é simples: quando você decidir otimizar o seu tempo.


É necessário pagar uma série de impostos, encontrar qual o regime de tributação correto de acordo com o faturamento e a atividade econômica mais adequada ao seu modelo de negócios atual.

Infelizmente a legislação brasileira dificulta bastante o dia a dia de qualquer empreendedor, que realmente precisa de tempo para gerir o seu negócio nesse momento inicial. É necessário pagar uma série de impostos, encontrar qual o regime de tributação correto de acordo com o faturamento e a atividade econômica mais adequada ao seu modelo de negócios atual (que em algumas vezes pode não existir). Além disso, o controle financeiro de sua empresa, contas a pagar, contas a receber, estoques, fluxo de caixa, gestão patrimonial, recursos humanos e vários outros.


É neste momento que um escritório de contabilidade para startups pode ser seu aliado para fazer o seu negócio crescer com bases sólidas e garantir o sucesso de seu empreendimento. Um contador com experiência pode te ajudar no planejamento estratégico, encontrando os melhores regimes tributários e auxiliar no controle financeiro. Analisando os balancetes mensais, controlando o fluxo de caixa e os seus demonstrativos de resultados do exercício é possível ter uma visão macro de seu negócio, entendendo pontos de gargalo, deficiências financeiras e onde atacar para ser mais rentável.


Ter um escritório de contabilidade que alia a tradição de profissionais experientes com a mais moderna tecnologia pode fazer com que a sua empresa alce um caminho cada vez mais alto.


Caso queira saber mais da solução de contabilidade para startups da MO Contábil, entre em contato conosco. Clique aqui e deixe seus dados.


45 visualizações0 comentário
bottom of page