top of page
  • Foto do escritorCarlos Martins

Quais as vantagens e desvantagens do médico se tornar pessoa jurídica?

Atualizado: 1 de ago. de 2018

Médicos têm dúvidas quanto a necessidade de abertura de uma empresa. Iremos esclarecê-las de uma maneira simples e rápida.


MO Contábil - Quais as vantagens e desvantagens de um médico se tornar pessoa jurídica?
É melhor um médico ter empresa ou trabalhar como autônomo?

É comum encontrarmos médicos com dúvidas se devem ou não atuar como pessoas jurídicas. As obrigações tributárias, o momento de vida e o tipo de serviço prestado precisam ser consideradas na tomada de decisão. Sabemos que muitas clínicas e hospitais condicionam a contratação dos serviços médicos através de empresa constituída, e é neste ponto que os principais questionamentos aparecem.


Pessoa Física

O médico como pessoa física está sujeito uma tributação de até 27,5% de imposto de renda (IR), pode ter funcionários no regime de CLT e terá de fazer o livro caixa de seu consultório. A vantagem do livro caixa é que algumas das despesas operacionais serão deduzidas da base de cálculo de IR, diminuindo assim os impostos pagos. As consultas particulares deverão ser acompanhadas pela emissão de um recibo com o CPF do pagador e do paciente.


Pessoa Jurídica

Ter uma empresa aberta possibilita o médico a prestação de serviços para clínicas e hospitais gerando notas fiscais e o pagamento de uma alíquota menor de imposto, que podem chegar a até 20% do faturamento bruto. Você terá algumas obrigações tributárias como qualquer outra empresa.


Então, é vantajoso abrir uma empresa?

A resposta é simples: depende. Como mencionado, no que tange a questão tributária, ser uma pessoa jurídica é bem mais vantajoso. No entanto, é necessário analisar outros aspectos, desde quais são os tipos e perfis de clientes que você atende, quanto está ganhando/lucrando e quais são seus planos futuros.


Independentemente do modelo que você escolher, ter o suporte de uma organização contábil é de extrema importância para auxiliar no seu processo de decisão. A consultoria contábil é fundamental para que a sua escolha se torne mais simples, rápida e assertiva.


Quer mudar seus processos e sua relação com as organizações contábeis? Simplifique sua vida e venha para a MO Contábil.


Clique aqui e saiba como.


46 visualizações0 comentário
bottom of page